Apresentação do Livro: O Desenho Como Errância Fronteiriça
— Tributo ao Filósofo Espanhol Eugenio Trìas
—
Auditório ESAD
A ESAD e a ESAD—IDEA convidam para o lançamento do livro O Desenho Como Errância Fronteiriça: Tributo ao Filósofo Espanhol Eugenio Trías, da autoria do docente António Mendanha, a realizar-se no dia 3 de dezembro, às 15h00, no auditório da ESAD.
Um livro que não é um manual de Desenho, mas sim uma proposta para pensar e sentir o Desenho.
O Desenho compreendido no âmbito da filosofia do limite, desenvolvida pelo filósofo espanhol Eugenio Trìas, foi o objeto da tese de Doutoramento do Professor António Mendanha, apresentada em 2007 à Universidade de Vigo, na Faculdade de Belas-Artes de Pontevedra.
O trabalho doutoral foi aprofundado ao longo dos anos seguintes para dar origem a uma interrogação da arte em geral e do Desenho em particular. Neste livro, que não é um manual de Desenho, mas antes uma aproximação ao pensar e sentir o Desenho, o autor leva a cabo uma notável reflexão sobre matéria e transcendência, sobre a reflexão histórica e o questionamento dos discursos do presente.
Ao longo de mais de quatro décadas de docência, António Mendanha procurou compreender e transmitir a essência do ato de desenhar na sua relação com o viver, perspetivando-o como instrumento fundamental para interrogar a cultura contemporânea.
O design gráfico do livro ficou a cargo de Inês Nepomuceno, docente e designer gráfica com uma vasta experiência em projetos ligados ao ensino e à área cultural em colaboração com o designer e alumnus da ESAD Pedro Lobo.
Sobre o autor
António Mendanha nasceu em 1948, em Forjães (Esposende). Fez o doutoramento em Belas-Artes, em 2007, na Universidade de Vigo, Faculdade de Belas-Artes de Pontevedra, apresentando a tese “O Desenho como Errância Fronteiriça na perspetiva da filosofia do limite em Eugenio Trías”. Licenciou-se em Artes Plásticas/Pintura, em 1986, nas Belas-Artes do Porto. Entrou para a ESAD em 1991.
É Membro do Conselho Técnico-Científico, tendo também integrado o Conselho Pedagógico. Coordenou a área do Desenho, na ESAD, durante cerca de 30 anos. Foi docente na ESAP durante três anos e igualmente do secundário na Escola C+S de Barroselas, de 1985 a 2009. Desenvolve atividades na área da Pintura e da Escultura, com trabalhos, juntamente com os filhos, em França, Brasil, Espanha, Madeira e Portugal continental, tendo recebido alguns prémios e distinções.
esad—idea store · Uma perspetiva crítica e interdisciplinar
Disponível para compra online
O Desenho Como Errância Fronteiriça
Tributo ao Filósofo Espanho Eugenio Trìas
Um livro que não é um manual de Desenho, mas sim uma proposta para pensar e sentir o Desenho.